domingo, 17 de julho de 2011

4º Dia - Chacaltaya e Viajem a Copacabana

    Após um dia de muita adrenalina, no dia seguinte novamente acordamos bem cedo! Por volta das 7 da matina já estávamos de tomando o último café no Loki, de malas prontas esperamos um Micro ônibus nos apanhar no hostel rumo a Chacaltaya - uma montanha com 6.430 m de altitude.






    Como iríamos viajar para Copacabana, fomos com todas as malas... e era bastante, rsrs... Subimos pro El Alto (cidade alta de La Paz) e andamos por umas 2 horas de ônibus até chegar na base. Durante a viagem um visual maravilhoso, um dos mais bonitos da viagem! Assim como o frio estava grande!


    A história de Chacaltaya é muito interessante, lá funcionava a estação de esqui na neve mais alta do mundo, porém em 2001, foi alertado que com o aquecimento global o gelo iria sumir até o ano 2015, mas para surpresa de todos em 2006, já não havia mais condições favoráveis e a estação fechou-se!
    Hoje a base está meia abandonada, mas a emoção de estar lá ainda é maravilhosa... Não podia deixar de mencionar... foi a primeira vez que eu vi a neve!


   Para a subida mastigamos pela primeira vez a folha de coca, explicando melhor... pega-se algumas folhas, mastiga-se só um pouco junto com uma espécie de bicarbonato, e depois deixa no canto da boca pra fazer o efeito esperado.
   A subida até o cume é surpreendentemente cansativa, caminhávamos poucos passos e parávamos para descansar, mas chegamos ao cume! Fantástico... Indescritível...
Na descida eu senti bastante o mal da altitude, quando cheguei na base novamente estava completamente mole, fraco, com sensação que eu iria desmaiar... Entrei no ônibus meio 'derr' e aí apaguei, fui acordar uma ou duas horas depois já em La Paz, por volta da 14h.








   O passeio que compramos iria ainda para o Vale de La Luna, mas nós preferimos pegar um taxi e ir até a saída do ônibus que leva o pessoal de  La Paz para Copacabana, cidade as margens do Lago Titicaca.
 


      Querendo bancar o esperto, fomos pegar um ônibus de 'local' sem ser os ônibus de turistas... rsrs... Foi uma piada, gastamos B$ 20,00, equivalente a R$ 5,00 cada um, mas parava até pra pegar cachorro na beira da estrada e o mais engraçado foi um casal recém casado que foi ao nosso lado, digo recém casado, pois ela foi ainda com o vestido de noiva e ele com o terno e todo cheio de arroz na cabeça, tinham acabado de sair da igreja e iriam passar a Lua de Mel em Copacabana.  A viagem foi das 16:30h as 21h e pra terminar a noite com chave de latão, o Brasil ainda me perde os 4 pênaltis na Copa América e foi eliminada...













   Chegamos em Copacabana a noite, ainda precisávamos arrumar um loca pra ficar, pois não tínhamos nenhuma reserva, mas deu tudo certo e no final fomos jantar num dos restaurantes bem bacanas que tem por lá. Depois o descanso merecido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário